Me *~

Minha foto
"Sou composta por urgências, minhas alegrias são intensas, minhas tristezas, absolutas. Me entupo de ausências, me esvazio de excessos. Eu não caibo no estreito, eu só vivo nos extremos." ( Clarice Lispector )

quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

ano novo!

Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor de arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido talvez ou sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ver,
novo até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo, espontâneo, que de tão perfeito se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta ou recebe mensagens? passa telegramas?).
Não precisa fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar de arrependido pelas besteiras consumadas
nem parvamente acreditar
que por decreto da esperançaa partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começandopelo direito augusto de viver.
Para ganhar um ano-novo que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.

Carlos Drumond de Andrade

2008 Abençoado !


dººb - Banda Eva [Ivete Sangalo]: Arerê

terça-feira, 25 de dezembro de 2007

...°º

° Humildade
Humildade refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas. A Humildade é a virtude que dá o sentimento exato da nossa fraqueza, modéstia, respeito, pobreza, reverência e submissão. Se diz que a humildade é uma virtude humilde, quem se vangloria da sua, mostra simplesmente que lhe falta. A humildade é preciosa aos olhos de Deus e revela que quem a possuir será mais e mais abençoado e agraciado com os Seus cuidados; ela conserva a alma na tranqüilidade e contentamento, mesmo em meio às dificuldades diárias e gera a paciência e resignação nos momentos mais difíceis possíveis. A humildade é um sentimento de extrema importância no coração do homem que procura santificar-se, na realidade, sem esta evidência do caráter de Cristo, é impossível servir integralmente ao Eterno.

° Respeito
Respeito e também dignidade, entre seres humanos envolve o ganhar e o receber o respeito pessoal ou estima de outra pessoa. O respeito é uma das qualidades que temos para podermos nos relacionar com outras pessoas. Respeito é o direito de expressar-se sem que sofra algum tipo de repressão, castigo ou punição. É alguém não fazer aquilo que não gostaria que lhe fosse feito. o mandamento divino - "amai ao próximo como a si mesmo" - apesar de ser o resumo dos 10 mandamentos, ainda pode ser mais sintetizado: respeito.

° Amor
Pode significar afeição, compaixão, misericórdia, ou ainda, inclinação, atração, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido, etc. O conceito mais popular de amor envolve, de modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém, ou com algum objeto que seja capaz de receber este comportamento amoroso e alimentar as estimulações sensoriais e psicológicas necessárias para a sua manutenção e motivação. Fala-se do amor das mais diversas formas: amor físico, amor platônico, amor materno, amor a Deus, amor à vida. É o tipo de amor que tem relação com o caráter da própria pessoa e a motiva a amar (no sentido de querer bem e agir em prol).


e ai eu me pergunto, o que acontece com as pessoas? que ainda falta muita humildade!!!
As vezes parece que as pessoas tem uma carência mto grande, ou uma auto-estima mto baixa... Pq querem passar uma imagem de PESSOAS PERFEITAS !!! [eu sou, eu posso mais que... eu consegui mais que... eu recebi mais que...]
Nisso, acabam desrespeitando quem está ao lado, machucam mtas vezes aqueles que andam mto perto acompanhando a vida e toda a caminhada... e machucam tbm as pessoas que estão longe... que nem fazem parte ativamente de seu dia a dia!
assim, termino com uma frase de uma música: "COMO DIZER 'SENHOR TE AMO' SEM MESMO VÊ-LO, E SER INCAPAZ DE AMAR O OUTRO QUE ESTÁ AO LADO E SE PODE VER. O QUE NÃO AMA NÃO CONHECE A DEUS, PORQUE DEUS É AMOR!"

Neste Natal, foi isso que pedi a Deus enquanto comungava do Corpo e Sangue do Salvador... de coração sincero, mais uma vez eu me despi dos meus conceitos e preconceitos... pedi que a Humildade, o Respeito e o Amor, habitassem o coração das pessoas e que todos nós possamos entender o trecho dessa música e pô-la em prática!!!

Meus amados Amigos... Amo vocês e agradeço por tudo tudo tudo mesmo...
Deus os abençoe... quero sempre caminhar com vcs...!

sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

assim!

Amor igual ao teu
Eu nunca mais terei
Amor que eu nunca vi igual
Que eu nunca mais verei

Amor que não se pede
Amor que não se mede
Que não se repete
Amor...

Cê vai chegar em casa
Eu quero abrir a porta
Aonde você mora?
Aonde você foi morar?
Aonde foi?

Não quero estar de fora
Aonde esta você?
Eu tive que ir embora
Mesmo querendo ficar
Agora eu sei
Eu sei que eu fui embora
Agora eu quero você
De volta pra mim


"Todo verbo que é forte se conjulga no tempo: perto, longe o que for!!!"
verbo amar...

;*

quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

arrisque-se!


A felicidade é um susto.

Chega na calada da noite, na fala do dia, no improviso das horas. Chega sem chegar, insinua mais que propõe... Felicidade é animal arisco. Tem que ser adimirada à distância porque não aceita a jaula que preparamos para ela. Vê-la solta e livre no campo, correndo com sua velocidade tão elegante é uma sublime forma de possuí-la.

Felicidade é chuva que cai na madrugada, quando dormimos. O que vemos é a terra agradecida, pronta para fecundar o que nela está sepultado, aguardando a hora da ressurreição.Felicidade é coisa que não tem nome. É silêncio que perpassa os dias tornando-os mais belos e falantes. Felicidade é carinho de mãe em situação de desespero. É olhar de amigo em horas de abandono. É fala calmante em instantes de desconsolo.

Felicidade é palavra pouca que diz muito. É frase dita na hora certa e que vale por livros inteiros.

Eu busco a frase de cada dia, o poema que me espera na esquina, o recado de Deus escrito na minha geladeira... Eu vivo assim... Sem doma, sem dona, sem porteiras, porque a felicidade é meu destino de honra, meu brasão e minha bandeira. Eu quero a felicidade de toda hora. Não quero o rancor, não quero o alarde dos artifícios das palavras comuns, nem tampouco o amor que deseja aprisionar meu sonho em suas gaiolas tão mesquinhas. O que quero é o olhar de Jesus refletido no olhar de quem amo. Isso sim é felicidade sem medidas. O café quente na tarde fria, a conversa tão cheia de humor, o choro de vez em quando.

Felicidades pequenas... O olhar da criança que me acompanha do colo da mãe, e que depois, à distância ,sorri segura, porque sabe que eu não a levarei de seu lugar preferido.

A felicidade é coisa sem jeito, mas com ela eu me ajeito. Não forço para que seja como quero, apenas acolho sua chegada, quando menos espero.E então sorrio, como quem sabe,que quando ela chega, o melhor é não dispersar as forças... E aí sou feliz por inteiro na pequena parte que me cabe.

O que hoje você tem diante dos olhos? Merece um sorriso? Não pense duas vezes...


domingo, 16 de dezembro de 2007

Joyceeee

Que seja assim!

Tardes que caem para que nasçam as noites, acordes que terminam para que a pausa prepare o som que virá.

A vida e seu movimento tão cheio de sabedoria. Que seja sempre assim! Esquinas que dobramos com o desejo de alcançar outras esquinas, tudo prepara uma forma de depois, como se o agora fosse uma passagem constante que nos conduz com seu cordão invisível. Eu vou, vou sempre, não sei não ir.

Minha curiosidade me move para dentro de mim, sou uma desconhecida interessante.

A cada dia a uma nova notícia me entrego, eu me dou em partes, como se devolvesse o que já sou, Àquele que me deu totalmente.

Vivo pra desvendar: Esquinas; tardes caídas; manhãs que se levantam com o sol.

Ando amando mais. Meus amigos são tantos; meus limites também.

Cada vez mais Joyce, mais feliz. Eu sou sem medo de errar.

Deitar no chão da existência é tão necessário, eu me levanto mais devolvida, porque há muitas partes de mim esparramadas, caídas pelas esquinas da vida, recolher-me é obra que faço por Deus.

Estou em reformas, Deus o sabe, Ele é que tirou a primeira pedra [tirou não atirou]. Deus não sabe atirar, prefere tirar e eu deixo pq sou Dele e quero ser sempre mais. Em partes, pra ser toda, Ele me devolve a cada dia, eu também.

Lição de casa que faço com gosto, uma vez ou outra Ele me olha nos olhos e me dita poemas, fico tão encantada que até esqueço as palavras, Ele manda eu prestar atenção, digo que não sei, Ele ri de mim [poetas são todos iguais] - conclui enquanto mexe no meu cabelo, eu o vejo de perto, bem de perto.

Por vezes sinto o desejo de lhe pedir o impossível, mas aí me falta coragem.

Aí peço que me dê só o necessário, Ele me surpreende com medidas que não mereço, fico muda, sem saber dizer, Ele me socorre com Seu sorriso e de súbito, as palavras voltam a fazer parte de mim.







quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

[=

O coração anda no compasso que pode.
Amores não sabem esperar o dia amanhecer.
O exemplo é simples. O filho que chora tem a certeza de que a mãe velará seu sono. A vida é pequena, mas tão grande nestes espaços que aos cuidados pertencem. Joelhos esfolados são representações das dores do mundo. A mãe sabe disso. O filho, não. Aprenderá mais tarde, quando pela força do tempo que nos leva, ele precisará cuidar dos joelhos dos seus pequenos. O ciclo da história nos direciona para que não nos percamos das funções.
São as regras da vida.
E o melhor é obedecê-las.
Tenho pensado muito no valor dos pequenos gestos e suas repercussões. Não há mágica que possa nos salvar do absurdo. O jeito é descobrir esta migalha de vida que sob as realidades insiste em permanecer. São exercícios simples...
Retire a poeira de um móvel e o mundo ficará mais limpo por causa de você. É sensato pensar assim. Destrua o poder de uma calúnia, vedando a boca que tem ânsia de dizer o que a cabeça ainda não sabe, e alguém deixará de sofrer por causa de seu silêncio.
Nestas estradas de tantos rostos desconhecidos é sempre bom que deixemos um espaço reservado para a calma. Preconceitos são filhos de nossos olhares apressados. O melhor é ir devagar.

Que cada um cuide do que vê.
Que cada um cuide do que diz.
A razão é simples: o Reino de Deus pode começar ou terminar, na palavra que que escolhemos dizer.
É simples...

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

s2

Essa não é mais uma carta de amor
São pensamentos soltos
Traduzidos em palavras
Prá que você possa entender
O que eu também não entendo...

Amar não é ter que ter
Sempre certeza

É aceitar que ninguém
É perfeito prá ninguém
É poder ser você mesmo
E não precisar fingir

É tentar esquecer
E não conseguir fugir, fugir...

Já pensei em te largar
Já olhei tantas vezes pro lado
Mas quando penso em alguém
É por você que fecho os olhos
Sei que nunca fui perfeito
Mas com você eu posso ser
Até eu mesmo
Que você vai entender...

Posso brincar de descobrir
Desenho em nuvens
Posso contar meus pesadelos
E até minhas coisas fúteis
Posso tirar a tua roupa
Posso fazer o que eu quiser
Posso perder o juízo
Mas com você
Eu tô tranquilo, tranquilo...

Agora o que vamos fazer
Eu também não sei
Afinal, será que amar
É mesmo tudo?
Se isso não é amor
O que mais pode ser?
Tô aprendendo também...